Óculos e lentes de Qualidade

Av. Benedito Luiz de Medeiros, 411 – Galo Branco – São José dos Campos

Tel: 12 3905-1028 | WhatsApp: 12 99620-7465 | Email: contato@oticafabi.com.br

Os 4 tipos de problemas de visão que podem ser resolvidos com uso de óculos de grau

São quatro os tipos de problemas de visão que podem ser resolvidos com o uso de óculos de grau. Esses problemas, também conhecidos como erros de refração, acontecem todas as vezes que as imagens que nossos olhos vêm não se formam na retina.

O olho humano é formado por várias partes, que trabalham em conjunto para podermos enxergar. A formação da imagem no olho humano acontece assim: Antes de chegar à retina, a luz atravessa a córnea, passa pela íris e pupila e chega ao cristalino, que projeta a imagem (invertida) para a retina. A retina, através de suas células fotorreceptoras, é a responsável por fazer a imagem chegar ao cérebro.

 

Problemas de Visão

Formação da imagem no olho humano

 

 

Em uma pessoa com a visão normal, a luz projetada pelo cristalino chega à retina e converge-se num mesmo ponto para formar a imagem. Para uma pessoa com problemas de visão, esse processo não acontece da forma ideal.

problemas de visão

Visão do olho normal ou emétrope

 

São quatro os problemas de visão existentes em decorrência de “erros” na formação da imagem: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Todos eles podem ser corrigidos com o uso de óculos de grau.

 

Problemas de visão que podem ser corrigidos com óculos:

Miopia

A miopia é o problema que impede as pessoas de enxergar bem para longe. O globo ocular do míope costuma ser mais comprido e/ou alongado que o olho com visão normal. Esse alongamento do globo ocular faz com que a imagem se forme antes da retina.

problemas de visão

Para saber mais sobre a miopia, suas causas, fatores de riscos e tratamentos, clique aqui.

 

Astigmatismo

O astigmatismo é o problema de visão que traz dificuldade para enxergar de longe e de perto. É como se a vista estivesse esfumaçada ou embaçada. Isso acontece quando a curvatura da córnea (ou do cristalino) é irregular, o que faz com que a imagem se forme em pontos diferentes dentro do globo ocular e não necessariamente na retina.

problemas de visão

Para saber mais sobre o astigmatismo, suas causas, fatores de riscos e tratamentos, clique aqui.

 

Hipermetropia

A hipermetropia é o problema que impede as pessoas de enxergar bem para perto. O globo ocular do hipermetrope costuma ser menor que o olho com visão normal. Esse encurtamento em seu tamanho faz com que a imagem se forme depois da retina.

problemas de visão

Para saber mais sobre a hipermetropia, suas causas, fatores de riscos e tratamentos, clique aqui.

 

Presbiopia

A presbiopia é um problema de visão que faz com que indivíduos com mais de 40 anos de idade tenham dificuldade para enxergar de perto. Este problema está associado ao envelhecimento do cristalino, que perde sua flexibilidade, dificultando o ajuste do foco da imagem. Neste caso, assim como na hipermetropia, tudo o que vemos e que requeira foco para perto tem sua imagem formada depois da retina.

Segundo estudo publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, sobre As Condições de Saúde Ocular no Brasil de 2015, o problema atinge 100% das pessoas com mais de 55 anos de idade.

Para saber mais sobre a presbiopia, suas causas, fatores de riscos e tratamentos, clique aqui.

 

Porque esses problemas de visão também são chamados de Erro de Refração?

Por trás dos problemas de visão que falamos neste artigo há um conceito do ramo da física chamado REFRAÇÃO. A refração é o desvio que a luz sofre ao passar por dois meios que a conduzem com velocidades diferentes.

Conseguimos perceber o efeito da refração quando colocamos um canudo dentro de um copo com água. Ao olhar o canudo pelo lado de fora do copo, temos a impressão que o canudo está quebrado, ou que estamos vendo a imagem de outro objeto dentro do copo. Isso acontece porque a velocidade da luz ao passar pelo ar é diferente da velocidade da luz ao passar pela água, já que a densidade desses dois meios (ar e água) são diferentes.

problemas de visão

Assim como acontece com o canudo dentro do copo de água, a luz que entra nos olhos também sofre os efeitos da refração, já que a velocidade com que a luz passa pelo ar é diferente da velocidade com que ela passa pelos olhos.

Em indivíduos normais, a luz sofre refração ao atravessar o olho, formando a imagem na retina. O erro de refração acontece quando um componente do sistema óptico do olho falha e não permite que a imagem se forme na retina.

É nessa hora que os óculos desempenham seu papel: ajustar o foco da entrada da luz nos olhos, permitindo que a formação da imagem ocorra na retina.

 

Como diagnosticar e tratar os problemas de visão?

O diagnóstico é feito através do exame de vista, que também é conhecido por exame de refração. São dois os profissionais que podem realizar esse exame: oftalmologista e o optometrista.

Além dos óculos, há outras formas de se corrigir os problemas de visão tratados neste artigo. Contudo o uso de lentes de contato e a cirurgia refrativa nem sempre são recomendados para todos os casos. Os óculos são a forma mais simples e sem contraindicação para se tratar esses tipos de problemas.

 

Problemas de visão

 

Continue no Blog:

Luz azul: Entenda o que é e aprenda a se livrar dos problemas que ela provoca

Exame de vista em ótica: 4 dicas para evitar prejuízos à sua visão e ao seu bolso

Deixe um comentário