Óculos e lentes de Qualidade

Av. Benedito Luiz de Medeiros, 411 – Galo Branco – São José dos Campos

Tel: 12 3905-1028 | WhatsApp: 12 99620-7465 | Email: contato@oticafabi.com.br

Miopia: O que é, suas causas, sintomas, tratamentos e prevenção

miopia

A miopia é o problema de visão que mais cresce no mundo. Pesquisas apontam que em 2050 metade da população brasileira (isso mesmo! 50,7% dos brasileiros) terá este problema. Até o ano 2020 a estimativa é que 27,7% dos brasileiros sofram com este distúrbio de visão.

O uso do computador e do celular têm feito as pessoas usarem muito mais o campo de visão de perto e essa é a principal causa apontada pelas pesquisas para o aumento dos casos de miopia no Brasil e no mundo.

Esse artigo traz informações relevantes sobre este problema e, principalmente, indica passos simples pra te ajudar a se prevenir.

O que é miopia?

A miopia é um defeito na formação da imagem, que ao invés de acontecer na retina, acontece antes da retina. E é isso que provoca no míope a sua principal dificuldade: não enxergar bem para longe.

Isso acontece porque o míope tem o olho mais alongado/comprido que o olho de uma pessoa com visão normal. Isso faz com que a imagem que o olho capta se forme antes da retina, ao invés de se formar nela.

miopia

 

Como enxerga a pessoa com miopia?

A principal dificuldade de quem tem miopia é para enxergar de longe. Apesar disso, o míope tem a visão de perto boa e consegue desenvolver boa capacidade de leitura e de observar pequenos detalhes, mesmo sem os óculos.

E é justamente por realizar atividades que exijam dos olhos foco em objetos a curta distância, que este problema se apresenta como grande fator de risco para pessoas que passam várias horas do seu dia usando o celular, o computador, lendo, etc.

Miopia

Como o míope enxerga na rua

 

Miopia

Como o míope enxerga dentro de casa

 

Quais são as causas e os sintomas da miopia?

A miopia geralmente está relacionada a fatores genéticos.

Ela costuma aparecer por volta dos 8 a 14 anos a tende a progredir até os 20 – 25 anos de idade.

Existem estudos que associam a miopia a outros fatores, além dos genéticos. A realização de atividades que exijam o foco de curta distância por longos períodos é um deles. Outro fator que pode ter influência muito grande na incidência da miopia é a baixa exposição à luz do sol.

Vários desses estudos sugerem que o tempo que se passa ao ar livre é fator determinante na incidência da miopia. E indicam que passar de 2 a 3 horas ao ar livre diariamente seriam suficientes para prevenir a miopia.

Estes estudos indicam que as crianças que brincam menos de 45 minutos ao ar livre por dia e que passam mais de 2 horas por dia em atividades próximas aos olhos ou no computador têm os olhos mais alongados. Outra informação relevante é que a exposição aos raios de sol estimula a fabricação do hormônio que inibe o alongamento da esfera ocular.

As referências bibliográficas sobre esses estudos são encontradas em aqui.

Principais sintomas:

  • Dificuldade para enxergar objetos distantes;
  • Necessidade de franzir a testa ou de apertar os olhos para conseguir enxergar de longe;
  • Dor de cabeça;
  • Vista cansada;
  • Irritação;
  • Vermelhidão nos olhos

 

Informação importante

A miopia é uma das três principais causas de cegueira.

Atenção especial aos míopes com grau elevado (acima de 6 graus): vocês têm predisposição a apresentar quadros de glaucoma e problemas de deslocamento de retina. Portanto, consulte seu oftalmologista anualmente, especialmente a partir dos 40 anos de idade.

 

Como tratar?

A forma mais simples e sem contraindicação de se tratar a miopia é com o uso de óculos. O uso de lentes de contato costuma ser bem acessível, especialmente nos dioptrias (graus) mais fortes. A cirurgia refrativa também é opção, contudo depende da estabilização da miopia e de avaliação do médico oftalmologista.

Os míopes apresentam uma peculiaridade bastante interessante com relação aos demais usuários de óculos: ele enxerga muito bem para perto. Isso faz com que o míope (com mais de 40 anos de idade) precise tirar os óculos para enxergar de perto, ao invés de precisar usá-los.

 

Como identificar se tenho miopia pela receita dos meus óculos?

Você tem miopia quando sua receita tem o campo “esférico” ou “esf” indicado com grau negativo. Veja o exemplo na imagem.

Miopia

Além disso, é possível que os campos “cilíndrico” (ou “cil”) e eixo também estejam preenchidos na sua receita. Neste caso você tem miopia E astigmatismo.

 

luz azul

One Response to “Miopia: O que é, suas causas, sintomas, tratamentos e prevenção”


Deixe um comentário