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Insônia: Evite-a protegendo seus olhos da luz azul

insônia

Segundo a Associação Brasileira do sono 36,5% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono. Muitos são os fatores que estão relacionados à insônia, que vão desde a alimentação inadequada ao uso excessivo das novas tecnologias como computadores, tablets e celulares.

Fato é que muitos dos eletroeletrônicos que utilizamos diariamente são emissores de “luz azul”. Luz azul é uma parte do espectro da luz visível (também conhecida como luz branca). Além de nos ajudar a enxergar as coisas ao nosso redor, ela é a principal responsável por regular nosso ritmo circadiano, ou seja, nosso ciclo de sono.

A maior fonte natural de luz azul é a luz do sol e as principais fontes artificiais de luz azul são: lâmpadas de luz branca (fluorescentes e LED), TVs de LED, celular tipo smartphone, tela do computador, tablet e qualquer outro tipo de luz que venha do LED.

Isso significa que todas as vezes que acendemos uma lâmpada fluorescente ou ligamos nossa TV de LED após às 18h estamos contribuindo com a insônia. O mesmo acontece quando utilizamos o smartphone, computador ou tablet. Estes últimos têm ainda mais responsabilidade quando o assunto é insônia! Digo isto pela simples observação de que as TVs e as lâmpadas ficam menos próximas do olho humano que o celular, o tablet e a tela do computador.  Já analisou que quanto mais tempo você fica na frente desses aparelhos, mais tempo o sono demora pra chegar?

insônia mexendo no computador a noite

Se você é um dos 36,5% dos brasileiros que têm problemas com insônia evite no uso desses eletroeletrônicos após às 18h. Pois é a partir desse horário que nosso organismo começa sintetizar a melatonina e a preparar nosso corpo para a chegada do sono.

Se estiver duvidando da informação, faça a experiência: fique longe desses dispositivos uma noite apenas. De preferência assim que o relógio marcar 18h. Veja como o sono chegará mais rápido e como você dormirá melhor durante a noite.

 

Insônia: o que fazer se minha vida depende do uso dos eletrônicos?

Se o celular é o seu companheiro de todas as horas, especialmente das horas de insônia e você não sabe qual será o sentido da sua vida se tiver que deixar de usá-lo depois das 18h, diariamente, eu tenho uma boa notícia!

Já existe no mercado lentes (de óculos) com tratamento que bloqueiam a passagem da luz azul proveniente de qualquer fonte. Estes tratamentos recebem nomes diferentes, a depender de seus fabricantes. A característica principal dessas lentes é impedir a passagem de cerca de 90-95% da luz azul nociva, protegendo seus olhos contra os raios UVA e UVB e prevenindo outras doenças de visão.

 

Essas lentes podem ser utilizadas por pessoas que já usam óculos de grau ou por pessoas que não precisam de óculos, mas desejam proteger seus olhos e/ou melhorar sua qualidade de vida ou a qualidade do seu sono.

A Ótica Fabi vem colecionando “cases” de sucesso com a indicação de lentes com esse tratamento. Para conhecê-los clique aqui

Para saber mais sobre os tratamentos que bloqueiam a passagem da luz azul clique aqui e acesse nosso E-book sobre Lentes Antirreflexo. Neste material temos uma sessão exclusiva com informações sobre as lentes para a vida digital.

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2 Responses to “Insônia: Evite-a protegendo seus olhos da luz azul”


  • Felipe Augusto Ferreira de Alvarenga / Responder

    Realmente esta lente melhora muito a qualidade do sono.
    E muito mais do que isso, hoje eu consigo trabalhar até mais tempo que antes na frente do computador, sem que meu olho fique doendo.
    Recomendo muito pra quem trabalha em frente ao computador!


  • Bernardete / Responder

    Muito interessante.
    Isto explica minha insônia.


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