Óculos e lentes de Qualidade

Av. Benedito Luiz de Medeiros, 411 – Galo Branco – São José dos Campos

Tel: 12 3905-1028 | WhatsApp: 12 99620-7465 | Email: contato@oticafabi.com.br

Hipermetropia: O que é, causas, sintomas e tratamentos

A hipermetropia é o erro de refração que faz com que a imagem seja formada depois da retina.

Os possuidores deste problema de visão, chamados hipermetropes, têm dificuldade para enxergar de perto.

A deficiência de visão apresentada pelo hipermétrope é muitas vezes confundida com outro problema de visão, chamado presbiopia. Apesar dos sintomas desses dois problemas serem bem parecidos, eles têm origens diferentes: A presbiopia é um problema relacionado à idade que afeta adultos com mais de 40 anos. Por outro lado a hipermetropia pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária.

A dificuldade para enxergar de perto que o hipermétrope tem está relacionada ao tamanho do seu globo ocular, que é melhor que o globo ocular do olho normal. Isso faz com que a imagem vista por ele seja formada depois da retina, quando o correto seria a formação NA retina, conforme imagem abaixo.

hipermetropia

Como enxerga o hipermétrope?

O hipermétrope enxerga embaçado tudo o que está perto dele e geralmente enxergam bem para longe.

Essa condição é muito comum em crianças e muitas vezes está relacionado ao processo de desenvolvimento da sua visão. Por isso é bastante comum ver pessoas que usavam óculos quando criança não precisar mais usá-los ao chegar na idade adulta.

hipermetropia

Quais são as causas e os sintomas?

Além do fator hereditário, outros fatores podem contribuir com o surgimento da hipermetropia, como a má formação do olho, problemas na córnea ou problemas nos cristalino. Na idade adulta o problema pode ter sua incidência aumentada pela diabetes e pelo uso de alguns tipos de medicamentos.

Os principais sintomas da hipermetropia são:

  • Visão embaçada ao focar objetos a curta distância;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço ocular;
  • Sensação de peso ao redor dos olhos;
  • Ardência ou vermelhidão nos olhos;
  • Lacrimejamento;
  • Dificuldade de concentração.

Hipermetropia Infantil

Estima-se que 10 a 15% das crianças em idade escolar sofram de algum problema de visão que afetam seu comportamento e desempenho na escola.

Os principais sintomas das crianças com hipermetropia são cansaço, sono, dificuldade de concentração e dor de cabeça.

O ideal é que toda criança passe em consulta com um oftalmologista antes de completar 6 anos de idade, mesmo que não haja qualquer queixa por parte da criança. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 60% dos casos de cegueira e de deficiência visual existentes no Brasil poderiam ser evitados se o diagnóstico e o tratamento tivessem sido feitos a tempo.

A consulta com o oftalmologista permite o diagnóstico de vários problemas nos olhos e possibilita o tratamento da hipermetropia em apenas um dos olhos e/ou a ambliopia, por exemplo. Esperar a criança se queixar para levá-la ao médico é privá-la do direito da visão de qualidade. Além do mais, como uma criança conseguiria saber que ela não está enxergando bem se ela sempre enxergou desse jeito?

Como diagnosticar e tratar esse problema de visão?

O diagnóstico é feito através do exame de vista ou exame de refração. Este pode ser realizado por um oftalmologista ou por um optometrista.

A forma mais simples e sem contraindicação de se tratar a hipermetropia é com o uso de óculos.

Neste caso, diferentemente do uso dos óculos em decorrência de presbiopia, os óculos devem ser usados constantemente e não apenas quando se lê ou se desempenha atividade que requeira o uso da visão de perto.

O uso de lentes de contato e a cirurgia refrativa também são opções. Esta última depende de avaliação de médico oftalmologista.

Como identificar se tenho hipermetropia pela receita dos meus óculos?

A hipermetropia é indicada na receita no campo “esférico” ou “esf” , com grau de sinal positivo. Veja o exemplo na imagem.

hipermetropia

Além disso é possível que os campos “cilíndrico” (ou “cil”) e eixo também estejam preenchidos na sua receita. Neste caso você tem hipermetropia E astigmatismo.

hipermetropia

Deixe um comentário