Óculos e lentes de Qualidade

Av. Benedito Luiz de Medeiros, 411 – Galo Branco – São José dos Campos

Tel: 12 3905-1028 | WhatsApp: 12 99620-7465 | Email: contato@oticafabi.com.br

Exame de vista em ótica: 4 dicas para evitar prejuízos à sua visão e ao seu bolso

exame de vista em ótica

Atualmente é crescente o número de lojas de artigos óticos que oferecem o serviço de exame de vista em ótica para seus clientes.

Mas afinal, essa prática é ou não legal?

Em se tratando de legislação, o artigo 39, inciso I do código de defesa do consumidor, é VEDADO e considerado prática abusiva, “condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço”. Isso significa que é PROIBIDO oferecer exame de vista em ótica e condicioná-lo a uma contrapartida, como por exemplo, à compra de óculos.

No que tange ao aspecto ético é necessário considerar que tais estabelecimentos oferecem o exame de vista em ótica para facilitar o processo da venda, que depende da prescrição de receita. Isso significa que, quanto mais gente precisando de óculos melhor, né?!

Outro aspecto que merece ser considerado: muitas óticas fazem seus eventos de exame com optometrista. Este fato em si não representa qualquer risco ao paciente, até porque a atividade profissional é devidamente reconhecida nacional e internacionalmente. Mas existem diferenças consideráveis na atuação do optometrista e do oftalmologista. A atuação do oftalmologista contempla três áreas distintas: exame de refração, tratamento de doenças de visão e cirurgia nos olhos. Dessas três áreas, o optometrista só pode atuar com uma, que é o exame de refração. Isso significa que, o exame de vista com o oftalmologista garante ao paciente um atendimento completo. Em contrapartida, o atendimento com o optometrista garante a você “a receita” dos óculos ou a evidência de que não precisa deles (ou por enxergar bem ou por necessitar do acompanhamento de um oftalmologista).

Fatores que você precisa analisar antes de tomar a decisão de fazer seu exame de vista em ótica

  • Prática de venda casada: Se a ótica condicionar a realização do exame de vista à compra dos óculos, não faça o exame! Além da prática ser ILEGAL, isso dispara a probabilidade de você estar pagando muito mais caro pela compra dos óculos. Ou você realmente acredita que o exame de vista é GRÁTIS?
  • Procure saber que tipo de profissional realiza o atendimento. Se for optometrista, tenha certeza que o seu caso pode ser atendido por esse profissional.
  • Obtenha mais informações sobre a conduta ética da ótica e do oftalmologista/optometrista. Profissionais éticos fazem o que é correto e não o que traz vantagens para eles e/ou para a ótica que eles atendem.
  • Pergunte! Procure saber como funciona o exame de vista em ótica: se é gratuito, se existe a obrigatoriedade de fazer os óculos, se você pode levar a receita (caso precise de óculos).

Assim você evita perder tempo e dinheiro! Afinal de contas, não há nada melhor que a certeza de estar fazendo negócios com empresas que realmente mereçam a sua confiança, não é?!

Quer saber mais sobre optometria e a diferença nas atuações do oftalmologista e optometrista? Clique aqui.

Esse material foi útil para você? Deixe seu comentário!

 

Continue no Blog:

Ótica: 4 dicas pra te ajudar a escolher a sua

Óculos de grau: Os 5 sintomas mais comuns de quem necessita usar

 

exame de vista

2 Responses to “Exame de vista em ótica: 4 dicas para evitar prejuízos à sua visão e ao seu bolso”


  • Manoel Aoki / Responder

    Fiz consulta com oftalmo.Tenho 64 anos,miopia e astigmatismo e lógico,presbiopia.Antes se sair da clínica oftálmica,uma atendente gentilmente me perguntou se gostaria de fazer orçamento,sem compromisso,na Ótica vizinha,10 metros ao lado.
    Aceitei e achei os preços muito bons.Pedi um óculos exclusivamente para miopia/astigmatismo,e, outro só para presbiopia,que é o que uso no meu trabalho.
    O da miopia ficou ótimo,entretanto o da presbiopia ficou totalmente errado.Voltei ao oftalmo que confirmou que,segundo ele,fizeram o óculos com prescrição totalmente errada.Voltei a Ótica que recebeu o óculos,admitindo ter que refazê-lo .
    O fato:já quase um mês da entrada da receita e a ótica,ficou de ligar quando ficasse pronto o óculos.Quanto tempo mais tenho de aguardar?Tenho ciência de ilegalidades das duas instituições(ótica e clínica oftálmica).
    Alegam que como trata-se de troca de receita iria demorar “um pouco”…


    • admin / Responder

      Olá Manoel,
      De qual cidade o sr é?
      O sr escreveu que tem ciência de ilegalidades das duas instituições. O sr consultou ReclameAqui ou Procon, e encontrou processos para essas empresas, é isso? Ou trata-se de algum outro tipo de ilegalidade?

      De acordo com o código de defesa do consumidor, o prazo legal para a resolução deste tipo de problema é de 30 dias.
      O sr chegou a conversar com o gerente e/ou proprietário da Ótica?

      Gostaria de ajudá-lo mais. O sr poderia nos acionar via telefone ou nos enviar mensagem em nosso whatsapp: (12) 99620-7465.


Deixe um comentário