Óculos e lentes de Qualidade

Av. Benedito Luiz de Medeiros, 411 – Galo Branco – São José dos Campos

Tel: 12 3905-1028 | WhatsApp: 12 99620-7465 | Email: contato@oticafabi.com.br

A diferença entre o exame de vista com oftalmologista e com optometrista

exame de vista com oftalmologista

Muitas são as dúvidas e fantasmas que assombram os entendimentos sobre essas duas profissões. Afinal, qual é a diferença entre o exame de vista com oftalmologista e o exame de vista com optometrista?

Antes de tratarmos da diferença entre os exames realizados por cada um desses profissionais, é importante definir o campo de atuação de cada um deles.

 

O Oftalmologista é o médico especialista em visão e dedica sua vida profissional ao estudo e ao tratamento das doenças dos olhos e dos erros de refração. É o profissional responsável por:

1 – Fazer cirurgias, sejam elas com objetivo de tratar e/ou curar doenças sejam para que as pessoas deixem de usar óculos;

2 – Tratar de patologias/doenças do globo ocular;

3 – Fazer o exame de vista refrativo.

 

O Optometrista é o profissional da saúde que examina e avalia o sentido da visão. É responsável por fazer o exame de refração nos olhos, assim como o oftalmologista.

 

Então, qual é, de fato, a diferença entre o exame de vista com oftalmologista e o exame de vista com optometrista?

A diferença mais marcante é que o oftalmologista é o único profissional que pode fazer cirurgia nos olhos e recomendar tratamento(s) para as doenças da visão e/ou dos olhos. Assim, um dos benefícios de realizar seu exame de vista com oftalmologista é a possibilidade do tratamento imediato, caso alguma doença de visão seja diagnosticada em seus olhos.

A essa altura você deve estar se perguntando: “Será que é seguro deixar de fazer meu exame de vista com oftalmologista?”

A resposta é SIM! Apesar da atividade do optometrista ser pouco conhecida no Brasil, ela é mundialmente reconhecida e utilizada em muitos países da Europa como Alemanha e Inglaterra. É também muito bem difundida noutros países do mundo, como Estados Unidos e Austrália.

E este não é o único motivo para se afirmar que o exame de vista com optometrista é seguro. A formação curricular do optometrista inclui o estudo das doenças do globo ocular, bem como os sinais manifestados pela anatomia do olho, que evidenciam essas doenças, permitindo ao optometrista “pré-diagnosticar” doenças de visão em seus pacientes. E, nestes casos, realizar o encaminhamento do paciente para o exame de vista com oftalmologista.

Portanto reafirmo: Se o seu objetivo é identificar se você precisa usar óculos ou atualizar o grau dos seus óculos, o exame de vista com optometrista é seguro SIM!

 

exame de vista com oftalmologista

 

Contudo o exame de vista com optometrista é CONTRAINDICADO para quem tem doença de visão. Sobretudo para os portadores de doenças como glaucoma e pressão intraocular elevada, pois precisam de acompanhamento médico constante.

 

Apoiar a optometria no Brasil é muito importante! Imagine o tamanho do impacto positivo que a contratação de optometristas poderia provocar na rede pública de saúde brasileira, onde a maioria da população espera por meses para passar por atendimento oftalmológico? A Ótica Fabi apóia esta ideia e está fazendo a sua parte, esclarecendo dúvidas e incentivando o exercício da optometria como forma de garantir a todos o acesso primário à saúde da visão!

Se você se interessou pelo assunto e quer saber as vantagens de fazer seu exame de vista com optometrista, clique aqui.

 

Continue no blog:

Doenças que óculos de sol ajudam a prevenir

O que está por trás do exame de vista GRATUITO em óticas?

 

3 Responses to “A diferença entre o exame de vista com oftalmologista e com optometrista”


  • João H. F. Oliveira / Responder

    muito boas suas dicas


  • Junior peçanha / Responder

    Comentário perfeito, pena que nem todos os lojistas pensam assim; mesmo sendo da mesma classe parece que jogam contra o mesmo time


  • Walteno Ribeiro de Souza / Responder

    Quero parabenizar a Óticas Fabi, por esclarecer a população a respeito da Optometria, pois quando vc entra num site dos Opositores, é claro que vão dizer que não pode, então tomem cuidado, veja a data da matéria que você esta lendo, veja de onde esta sendo produzida. pois existem muitas inverdades a respeito da Optometria no Brasil


Deixe um comentário